Poesia não é tarefa fácil. É para poucos. A combinação de ritmos e sons, métrica e rima, requer uma boa dose de sentimento e sensibilidade no trato com a escrita, no corte e na costura dos versos, no artesanato do poema. Fernanda Gonçalves estreia muito jovem com este belo Não responda hoje.
Seus versos trazem o frescor de um universo feito de coca-cola e bichos de pelúcia, de um lado, e de outro um diálogo com o mundo adulto, feito mais de perguntas que de respostas.
Com rara e sensível habilidade para falar de amor com leveza, para combinar a sonoridade das rimas e dos ritmos internos em seus versos, para revelar novos e surpreendentes sentidos em palavras simples, a Fernanda poeta que se revela aqui é daquelas em quem a gente precisa ficar de olho, torcendo para que não perca nunca o gosto pela leitura e pela arte da escrita – e que possa seguir sempre de maneira criativa e inventiva nos próximos livros, trazendo novas descobertas para os futuros fiéis leitores que saibam se encantar com sua arte.


No domínio de Suã
Um Flamengo grande, um Brasil maior
Max Martins em colóquio
Murmúrios
Criando caso todo dia
Vento, vigília
Mulheres de moto pelo mundo
Etnobiografia
A educação do corpo nas escolas do Rio de Janeiro do século XIX
O menor amor do mundo
Como impressionar sem fazer esforço
Pesquisa histórica e história do esporte
Vera Ballroom
Contos contidos
Tradução e psicanálise
O movimento queremista e a democratização de 1945
Pessoas em movimento
Regra e exceção
As linguagens do futebol em Moçambique
Corvos contra a noite
Esporte, cultura, nação, Estado
Cadernos de alguma poesia
Nas frestas das fendas
O caos preclaro
O morse desse corpo
Pedaço de mim
Danação
Contos estranhos
Campos de Carvalho contra a Lógica
Espiral: contos e vertigens
Dinossauro emancipado
Placenta: estudos
Nenhum nome onde morar 

