Nelson Rodrigues era uma máquina de escrever. Publicou dezessete peças, oito romances, milhares de contos e um número incalculável de crônicas sobre futebol, política, comportamento e memórias. Acusado de tarado pela direita e de reacionário pela esquerda, deixou um legado vastíssimo e paradoxal, que marcou a história do teatro, do jornalismo e da literatura no Brasil.
Paradoxal foi também sua posição frente à psicanálise. Na mesma medida em que maldizia o nome de Freud, Nelson demonstrou, com suas criações dramatúrgicas e ficcionais, o funcionamento do sujeito freudiano. Um sujeito dividido, em conflito, às voltas com os limites civilizatórios à livre satisfação de pulsões sexuais e agressivas. Pulsões de vida e de morte. Um sujeito paradoxal.
Neste livro, que entrelaça a obra rodriguiana à freudiana, Fernanda Hamann se detém especialmente sobre contos que o escritor brasileiro publicou no jornal carioca Última Hora. Entre 1951 e 1961, a famosa coluna A vida como ela é… funcionou como um espaço revelador de verdades articuladas sob a forma de ficção, tendo o desejo como mola propulsora das narrativas — o desejo negado, recalcado, inibido, que se torna mais poderoso quando proibido. Em contraste com as opiniões pessoais de um homem que cultivou uma imagem pública moralista e ultraconservadora, a autora destaca o caráter subversivo e revolucionário da ficção de Nelson Rodrigues, perturbadora como o próprio desejo, motor da vida como ela é.


Quando estava indo embora
O tempo amansa / a gente
Numa nada dada situação
Auto de resistência
Mozart em ritmo de samba
Um Flamengo grande, um Brasil maior
Bonito, barato e gostoso
O Rio de Janeiro nos jornais
A tradição viva em cena
Cantiga de exílio
Parados e peripatéticos
3º Encontro questão de crítica
Luzia
À beira da cidade
Todo abismo é navegável a barquinhos de papel
Todo diálogo é possível
Era preciso um caminho
Reversor
Estrada do Excelsior
O morse desse corpo
Fragmentos
Saúde mental e memória
Memória e resistência
Sublunar
Cadernos de alguma poesia
São Sebastião Blues
Max Martins em colóquio 

