Reconhecido por seus romances e contos, Juan José Saer também foi um importante e incisivo crítico e estudioso da literatura. Suas posições ácidas e suas análises penetrantes revelavam novas visadas sobre a literatura argentina, na qual havia se formado, mas também sobre as tendências da literatura mundial, com destaque para o confronto que o romancista argentino travou com relação às tendências experimentais do Nouveau Roman francês. Nos ensaios reunidos em O conceito de ficção podemos encontrar análises afiadas sobre alguns de seus conterrâneos – Borges, Bioy Casares, Cortázar, Antonio di Benedetto, Arlt – e sobre grandes figuras da literatura mundial, como Faulkner, Henry James, Freud, Joyce, Robbe-Grillet. Mas, acima de tudo, podemos apreciar os embates de um grande escritor com questões essenciais à literatura, à narrativa e ao fazer literário. Os ensaios aqui reunidos permitem ver o óbvio de uma forma singular: todo excelente escritor é, ele mesmo, um leitor preocupado com os muitos conceitos de ficção.


A outra história
"Pervivências" do arcaico
Sodoma
Janelas para o outro
O Rio de Janeiro nos jornais
Era uma vez o futebol
A casa invisível
O fim do Brasil
A paixão mortal de Paulo
Fraquezas humanas
O mar que restou nos olhos
A Criação Original
Algum Lugar
Confabulações
Para pensar
Cartas trocadas
O menor amor do mundo
Como não agradar as mulheres
Ave, Rosa!
Diálogos possíveis
Ficção e travessias
No domínio de Suã
No limite da palavra 

