Reconhecido por seus romances e contos, Juan José Saer também foi um importante e incisivo crítico e estudioso da literatura. Suas posições ácidas e suas análises penetrantes revelavam novas visadas sobre a literatura argentina, na qual havia se formado, mas também sobre as tendências da literatura mundial, com destaque para o confronto que o romancista argentino travou com relação às tendências experimentais do Nouveau Roman francês. Nos ensaios reunidos em O conceito de ficção podemos encontrar análises afiadas sobre alguns de seus conterrâneos – Borges, Bioy Casares, Cortázar, Antonio di Benedetto, Arlt – e sobre grandes figuras da literatura mundial, como Faulkner, Henry James, Freud, Joyce, Robbe-Grillet. Mas, acima de tudo, podemos apreciar os embates de um grande escritor com questões essenciais à literatura, à narrativa e ao fazer literário. Os ensaios aqui reunidos permitem ver o óbvio de uma forma singular: todo excelente escritor é, ele mesmo, um leitor preocupado com os muitos conceitos de ficção.


Interpretações literárias do Brasil moderno e contemporâneo
Danação
A era do sono
Nenhum nome onde morar
Reversor
A herdeira [Washington Square]
Ave, Rosa!
O aprendiz do desejo
Supertrampo
Estou viva
Grito em praça vazia
O menor amor do mundo
Leitura e formação do leitor
Cinema, literatura e filosofia
Vento, vigília
Antologia poética
Pré-história
O fim do Brasil
Criando caso todo dia
Pulvis
Nas frestas das fendas
Cara de cavalo
O autista e seus objetos
O morse desse corpo
Tentando entender monterroso
O tempo amansa / a gente
Corvos contra a noite
A natureza degenerante
O gueto/ O eco da minha mãe
A queda 

