Este não é um livro de estreia qualquer. Os Fragmentos completos de Maria Fernanda Vasconcelos de Almeida instigam desde o título – sonoro, irônico e paradoxal – e trazem uma nova surpresa a cada página, revelando uma poeta com um repertório variado de preciosos achados literários. Um título, um verso, um dístico, um brinde, súbito uma prosa – talvez este livro seja mesmo um romance que se fez poema, de tão depurada e certeira a escrita, nos levando pela alternância de ritmos para dentro de uma composição quase musical, que dialoga com Ana, com Hilda, com Mondrian e Matisse, que arquiteta algo que vai além da forma e do conteúdo, na conjunção de ambos, e que é pura arte. Do melhor quilate: que reúne e concentra todas as outras em literatura, que nos leva pela matéria viva da palavra a tantas descobertas, a tantas paisagens íntimas e múltiplas, e que podemos apreciar e desfrutar a cada nova leitura. No fragmento do discurso, na forma da letra, na colagem ou na métrica, no (des)encontro amoroso, na manobra elementar (sorte do rapaz que abandono / pontualmente às dez para dez // preciso de gole de conhaque / e do próximo que não me quer), no drible mortal, no divã ou no outro sim, a poesia de Maria Fernanda é daquelas que vem para ficar. De vez.


Arte, ciências e filosofia no renascimento [vol.2]
A invenção do amor
A queda
Vento, vigília
O fim do Brasil
Crítica de poesia
Motus perpetuo
Arte, ciências e filosofia no renascimento
Corvos contra a noite
Verdade e espetáculo
Estão matando os humoristas
No limite da palavra
Teatro da espera
O Rio de Janeiro nos jornais
Fraquezas humanas
Danação
Formação de professores e experiência docente
Todo abismo é navegável a barquinhos de papel
Filosofia e gênero
Cadernos de alguma poesia
Terapia de regressão
Cinco prefácios para cinco livros não escritos
As artes do entusiasmo
Grito em praça vazia 

