Reconhecido por seus romances e contos, Juan José Saer também foi um importante e incisivo crítico e estudioso da literatura. Suas posições ácidas e suas análises penetrantes revelavam novas visadas sobre a literatura argentina, na qual havia se formado, mas também sobre as tendências da literatura mundial, com destaque para o confronto que o romancista argentino travou com relação às tendências experimentais do Nouveau Roman francês. Nos ensaios reunidos em O conceito de ficção podemos encontrar análises afiadas sobre alguns de seus conterrâneos – Borges, Bioy Casares, Cortázar, Antonio di Benedetto, Arlt – e sobre grandes figuras da literatura mundial, como Faulkner, Henry James, Freud, Joyce, Robbe-Grillet. Mas, acima de tudo, podemos apreciar os embates de um grande escritor com questões essenciais à literatura, à narrativa e ao fazer literário. Os ensaios aqui reunidos permitem ver o óbvio de uma forma singular: todo excelente escritor é, ele mesmo, um leitor preocupado com os muitos conceitos de ficção.


O Rio de Janeiro nos jornais
Contos estranhos
E daí?
O som dos anéis de Saturno
Poesia reunida
Corvos contra a noite
O menor amor do mundo
Vera Ballroom
Raros e excêntricos literários
Todo abismo é navegável a barquinhos de papel
Lisboa inspira
Estão matando os humoristas
O assassinato da rosa
Temas da sociologia contemporânea
Rita
O caos preclaro
Espiral: contos e vertigens
Nas frestas das fendas
No limite da palavra
"A família de Elizabeth Teixeira + Sobreviventes de Galileia" visto por
O desejo de esquecer
Era preciso um caminho
Do lado do tempo
Vento, vigília
Pedaço de mim
A clínica contemporânea e o abismo do sentido
Pré-história
Entre o requinte e o tribofe 

